ACIGABC

Notícias

RIBEIRÃO PIRES COMEMORA 59 ANOS NESTA TERÇA COM SHOWS E DESFILE

19.03.2013

Cidade celebra aniversário apostando no turismo como diferencial; desfile cívico será realizado a partir das 9h na antiga av. Brasil

Para celebrar o aniversário de 59 anos de emancipação político-administrativa, Ribeirão Pires preparou programação especial de festividades. Desde a última terça-feira (12/03), a população da cidade confere eventos culturais e religiosos. Nesta terça-feira (19), aniversário do município, serão realizadas apresentações de dança, desfile cívico, programação religiosa e shows no palco da Vila do Doce. 

Para o desfile cívico, que acontecerá nesta terça-feira, às 9h, na avenida Prefeito Valdírio Prisco, (antiga avenida Brasil) – em frente ao Complexo Ayrton Senna – a Secretaria de Educação e Inclusão reunirá alunos de 12 escolas municipais. O desfile, que também contará com a participação da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, terá como tema A Água.

Ainda na terça-feira, a partir das 8h, será celebrada a Missa dos Josés e, às 17h, acontece a Festa de São José, na Igreja Matriz de São José. Para quem gosta de curtir a natureza, no sábado (23/03), a partir das 8h30, será feita a Caminhada das Águas, com concentração na praça Central.

Ainda no sábado, às 19h, serão realizadas apresentações culturais com o tema “A Vila é Show”, no palco da Vila do Doce. As atrações retornam no domingo, às 16h. 

O projeto cultural Quinta com Classe encerra as comemorações no Teatro Municipal Euclides Menato, com apresentação na quinta-feira (28/03), a partir das 20h.


História - A história da Estância Turística de Ribeirão Pires remonta ao século 16, quando seu território já era conhecido, por estar na passagem daqueles que iam da região portuária de Santos até os campos de Piratininga. Uma curiosidade é que Ribeirão já foi chamada de Caaguaçu (mata grande ou virgem).

Registros históricos apontam março de 1714 como data da construção da Igreja Nossa Senhora do Pilar, um dos principais atrativos e patrimônio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. A igreja, prestes a completar três séculos, inspira artistas e atrai fieis de todas as partes do Estado de São Paulo, principalmente nas épocas da tradicional Festa do Pilar. 


Cidade aposta na vocação turística

Desde que recebeu o título de Estância, Ribeirão Pires tem a vocação voltada ao turismo de um dia, ou mesmo de finais de semana. O público são moradores da Região, Grande São Paulo e Interior do Estado. Para atrair os turistas, a Prefeitura aposta em projetos como o teleférico, que conecta equipamentos e atrações do centro gastronômico e cultural a um mirante. 

O trecho passará por um parque linear chegando às margens da represa Billings, com todo o seu potencial náutico e de lazer familiar. O projeto prevê trecho de 4,4 quilômetros com cabines fechadas ao invés de cadeirinhas, devido ao clima da cidade. O valor estimado é R$ 10 milhões e a cidade busca recurso junto ao Ministério do Turismo.

Outras obras buscam a capacitação, aliada à formação prática da mão de obra local, como o Hotel Escola. A Prefeitura atualmente busca junto ao Instituto Paula Souza parceria na administração do espaço. O local terá cursos em nível tecnológico nas áreas de gestão do turismo, hospedagem e gastronomia.

Outra ação está prevista nas imediações da área de domínio do trecho Leste do Rodoanel. Há projeto para a construção de área de lazer e convivência, ao redor de um braço da represa Billings. A várzea do córrego Aliança será alagada com a instalação de um chafariz aos moldes do existente no Parque do Ibirapuera, com águas e luzes. 

Demais investimentos serão destinados à revitalização dos parques municipais, como a instalação de equipamentos de apoio náutico no Parque Marinho de Moraes.

últimas notícias