GRANDE ABC GANHA DESTAQUE NO CENÁRIO DE CONSUMO NO PAÍS

21.06.2022

O Interior Paulista representa 53,2% do potencial de consumo em todo o Estado de São Paulo, e dessa forma se consolida como o maior mercado consumidor do país

Wilson Marini - Rede APJ

O Interior Paulista movimentará R$ 681,4 bilhões em consumo de itens como alimentação, habitação, transporte, saúde, vestuário e educação em 2019, de acordo com o relatório anual divulgado pela consultoria IPC Marketing e Editora. O documento é referência para investimentos empresariais e políticas públicas.

O dado confirma a consolidação do Interior Paulista como o maior mercado consumidor do País, à frente da Região Metropolitana de São Paulo, composta pela capital e outros 38 municípios. No estudo, o Interior Paulista é composto por 606 municípios, inclusos municípios do Litoral. De acordo com o levantamento, entre 2014 e 2019, a participação do Interior de São Paulo aumentou significativamente, passando de 49,78% do consumo do Estado de São Paulo em 2014 (com movimento de R$ 500,1 bilhões) para 53,24% em 2019.

Participação crescente

A participação do Interior de São Paulo no cenário brasileiro também aumentou nos últimos cinco anos, pois em 2014, de cada R$ 100,00 gastos no país, R$ 13,63 foram de responsabilidade da população do Interior Paulista. Em 2019, essa participação subiu para R$ 14,54. Além disso, nesse período a população do Interior de SP cresceu 4,76%, saindo de 23.100.894 habitantes em 2014 para 24.199.651 habitantes em 2019, segundo a projeção do IBGE. A quantidade de empresas instaladas no Interior também cresceu significativamente (36,5%), saindo de 2.668.462 estabelecimentos ativos para 3.641.175 estabelecimentos em 2019. As informações foram confirmadas para a coluna Contexto Paulista por Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps.

“A hora é agora”

Os números da IPC Marketing Editora confirmam a tendência de consolidação da força dos mercados regionais paulistas, na opinião do presidente da APJ (Associação Paulista de Jornais), Renato Zaiden. O ranking de 2019 é uma informação relevante que, segundo ele, deve ser considerada pelos chamados players nas suas decisões de estratégias de comunicação dirigidas ao mercado consumidor.

A entidade prepara um grande projeto de real valorização e reconhecimento da importância desses jornais e portais líderes do primeiro mercado consumidor do país – o Interior Paulista. “A hora é agora”, diz Zaiden.

Novas empresas

Ainda segundo a IPC Marketing, o Interior Paulista gerou 972.713 empresas ativas no período de cinco anos, das quais 245.527 no setor industrial, o que representa crescimento de 89,9%; no setor de Serviços, 498.798 (elevação de 46,21% no período); no Agribusiness, foram criadas 78.088 empresas (16,6% de crescimento), e no setor de Comércio, 150.300 novas empresas (17,8% a mais).

Virada

Foi em 2012 que o Interior Paulista ultrapassou em números, pela primeira vez, a Região Metropolitana de São Paulo no ranking daIPC Marketing Editora. Foi uma virada histórica, que apontou uma tendência no Estado de São Paulo, que viria a se consolidar em anos posteriores. O consumo dos domicílios das cidades do Interior Paulista, naquele ano, somou 50,2% do total do Estado, contra 49,8% da Região Metropolitana de São Paulo.

Ranking do Interior

São estas, pela ordem, segundo o IPC Marketing, as cidades de maior potencial de consumo no Interior Paulista: Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Piracicaba, Bauru, Franca, Limeira, São Carlos, Taubaté, Sumaré, Americana, Marília, Indaiatuba, Araraquara, Rio Claro, Araçatuba, Santa Barbara d’Oeste e Presidente Prudente. Todas elas estão entre as 130 maiores cidades em potencial de consumo em todo o país.

A região do Grande ABC continua com destaque no cenário de consumo no País, desta vez colocada em quinto lugar no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Os moradores da região deverão desembolsar R$ 79,71 bilhões neste ano, montante 4,95% maior do que em 2018.

Na Região Metropolitana de São Paulo, além da capital, que é a metrópole de maior potencial de consumo no país, destacam-se no ranking, pela ordem, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Osasco, Mauá, Diadema e Mogi das Cruzes. Santos puxa o ranking do Litoral, seguida de São Vicente, Praia Grande e Guarujá. Todas as cidades sedes dos jornais associados da APJ fazem parte do topo do ranking.