STO.ANDRÉ INICIA INVENTÁRIO DE SEUS PONTOS TURÍSTICOS

09.09.2013

A Prefeitura de Santo André está, finalmente, dando início à realização de um inventário da oferta turística na cidade, que consiste em catalogar todos os serviços existentes nessa área, com informações detalhadas, por exemplo, sobre a infraestrutura hoteleira, bares e restaurantes, parques, museus etc.

A iniciativa, feita em parceria com a Fatec-SP (Faculdade de Tecnologia  de São Paulo), levará um ano para ser concluída e deve resultar em guia para os visitantes e em base de dados vital para que a administração municipal se inscreva para pleitear recursos em projetos dos governos federal e estadual ligados ao desenvolvimento do setor – por exemplo, para a sinalização viária dos pontos de atração.

Em fevereiro, a Prefeitura assinou carta de intenções com a Fatec com esse objetivo, mas só agora a ação sairá do papel. Isso porque, de acordo com o secretário municipal em exercício de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Hélio Dellanoce, foi necessário superar trâmites burocráticos, o que atrasou a execução desse projeto.

O inventário será realizado por alunos do curso de Gestão de Turismo da faculdade, que vão visitar os estabelecimentos para fazer um censo da atividade turística. A Prefeitura cederá transporte e alimentação aos estudantes, e formulários para que eles preencham e lancem as informações no sistema, de acordo com metodologia do Ministério do Turismo. Segundo o coordenador do curso, André Luiz Braun Galvão, até agora se inscreveram para participar como estagiários 46 alunos, mas a meta é chegar a 65</CW>.

Com a iniciativa, Santo André segue experiências de outras cidades, como São Bernardo, que fez diagnóstico desse tipo, revitalizou parques e implementou sinalizações dos pontos atrativos.

CONSELHO - Outro passo importante para o fortalecimento da atividade será a criação do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) andreense. Há inscrições abertas até sexta-feira para representantes de segmentos de gastronomia, hotelaria, empregados no turismo, prestadores de serviços, instituições de ensino e agências de viagem, que concorrerem à eleição, no dia 12, para ter assento no órgão. O Comtur e a implementação de um fundo gestor também são requisitos para a obtenção de recursos estaduais e federais para a atividade.