WORKSHOP NO SECOVI-SP DEBATE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE

11.03.2011

Vice-Presidência de Sustentabilidade do Sindicato e Fundação Dom Cabral fazem estudos visando construir conceitos e parâmetros para o desenvolvimento imobiliário urbano
03/03/2011

Workshop no Secovi-SP debate indicadores de sustentabilidade

O Secovi-SP encomendou à Fundação Dom Cabral um trabalho com vistas à criação de Indicadores de Sustentabilidade no Desenvolvimento Urbano. “A questão da sustentabilidade na construção propriamente dita está bastante encaminhada. Falta ir além disso, considerando como o setor pode influenciar o desenvolvimento urbano, quais são os grandes pontos a atacar e como acompanhar e medir resultados”, afirma Claudio Bernardes, vice-presidente estratégico do Sindicato, que lidera esse processo ao lado de Ciro Scopel e Hamilton de França Leite Júnior, respectivamente, vice-presidente e diretor de Sustentabilidade da entidade.

“Até o momento, o mercado tem focado suas iniciativas prioritariamente na promoção da construção sustentável, sem dar maior atenção a questões relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável (conceitos, modelos e parâmetros). A proposta da pesquisa é justamente definir indicadores de sustentabilidade urbana a partir do próprio setor imobiliário”, afirma o arquiteto Carlos Leite, um dos coordenadores da pesquisa na Fundação Dom Cabral.

No último dia 2/3, na sede do Secovi-SP, mais de 40 empresários atuantes do setor imobiliário participaram de workshop exatamente para identificar esses indicadores. Em mais de cinco horas de discussões, analisaram e listaram pontos em relação a 10 grandes temas: planejamento e ordenamento territorial; questões ambientais; exclusão social e violência urbana; edifícios verdes (construção sustentável); mobilidade; moradia; governança; serviços e equipamentos públicos; capital humano e intelectual; água, energia, áreas verdes e resíduos – suprimento e manejo sustentável. Tudo isso também considerando o comportamento e responsabilidade da sociedade, bem como a linha do tempo, haja vista que o setor é de longo prazo.

O workshop, conduzido pelo professor e pesquisador do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, da Fundação Dom Cabral, Claudio Boechat, permitiu o levantamento de uma série de elementos. “Foi extremamente produtivo”, afirmou, adicionando que todo o conteúdo será transformado em relatório, a ser validado pelos participantes em encontro a ser marcado. Após isso, a pesquisa prossegue e, assim que concluída, será amplamente divulgada.

“O trabalho da vice-presidência de Sustentabilidade do Secovi-SP é exatamente este: estudar, propor e disseminar conceitos e instrumentos para que a sustentabilidade aconteça na cadeia do setor imobiliário e na vida das pessoas. A existência exclusiva de edifícios verdes não significa que as cidades sejam sustentáveis. É preciso ir além.Como já demonstrado por vários exemplos no mundo, as cidades se reinventam”, considera Ciro Scopel.