PREÇO DO IMÓVEL EM SP TEM 2ª MAIOR ALTA NO MUNDO

28.02.2012

Enquanto os mercados imobiliários na Europa, Ásia e Oceania estão abatidos, com os preços em queda, o Brasil e a Índia seguem como os países com desempenhos mais aquecidos no mundo. Pesquisa feita pelo site de investimentos Global Property Guide mostra que os preços dos imóveis em São Paulo subiram 27,82% no ano passado. Deli, capital da Índia, lidera a lista, com alta de 35,77%. Segundo o relatório, o custo de vida relativamente baixo somado à forte valorização do capital são algumas das razões para que o País apareça como uma escolha para investimentos no setor. Descontando a inflação do período, a valorização dos empreendimentos foi de 19,79%. Seguindo o mesmo critério, na Índia, ficou com alta de 25,26% no ano passado. A capital da Estônia, Tallinn, é o terceiro mercado com maior valorização. O valor nominal subiu 12,79% no ano passado, e descontando a inflação, totalizou aumento de 8,36%. Em relação aos demais países, o mercado imobiliário está em crise. Em 2011, os preços dos imóveis caíram em 22 nações das 35 pesquisadas. O Global Property Guide pontua que o setor é pressionado pela crise econômica global, confiança do consumidor em queda e endividamento das nações. Os piores resultados do estudo ficaram com os países europeus. Os valores dos imóveis na Suécia caíram 2,76%; na Espanha, 6,78% e, na Grécia, 7,94%. Na Ásia, o destaque negativo foi o Japão, com recuo de 3,98%, enquanto na China (Hong Kong), houve valorização de 11,36%. CENÁRIO NO PAÍS - De acordo com o diretor da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), Luiz Paulo Pompéia, São Paulo é a cidade onde os terrenos estão com a maior valorização no País. "A pouca disponibilidade, alta procura pelos consumidores e a concorrência entre as construtoras fazem com que os preços disparem", afirma o executivo. Para este ano, a perspectiva é que os preços desacelerem pelo menos 10%, isso porque o processo de valorização ao longo dos dois últimos anos foi muito forte. Pompéia acrescenta que é preciso aguardar a produção de todas as unidades que foram lançadas. A economia do País, que dá sinais de desaceleração, deverá implicar a estabilização dos preços dos imóveis. Localidades como Distrito Federal, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre e Recife aparecem como boas opções de investimento no setor, devido aos valores dos terrenos não estarem tão inflacionados.