CYRELA LANÇA MENOS QUE O PREVISTO NO TRIMESTRE

03.11.2010

A Cyrela teve um desempenho operacional fraco no terceiro trimestre, abaixo das expectativas dos analistas. Entre julho e setembro, a companhia lançou R$ 1,028 bilhão, queda de 31% sobre o terceiro trimestre do ano passado. No ano, os lançamentos da Cyrela (sem considerar os parceiros) somam R$ 2,3 bilhões.

O ponto médio da projeção de lançamentos da Cyrela para 2010 é de R$ 5,4 bilhões. Isso significa que a companhia tem de lançar no último trimestre cerca de R$ 3 bilhões - mais do que lançou de janeiro a setembro. Considerando-se os parceiros, a média prevista é de R$ 7,3 bilhões e até setembro, a empresa lançou R$ 3,083 bilhões.

De acordo com a Cyrela, alguns projetos previstos para serem lançados no fim do trimestre tiveram seus registros concedidos na primeira semana de outubro, "razão pela qual o VGV lançado no trimestre foi menor que o estimado."

A previsão média de vendas para o ano é de R$ 4,9 bilhões e de janeiro a setembro, a Cyrela vendeu R$ 2,79 bilhões. Nesse caso, a empresa precisa vender R$ 2,1 bilhões nos últimos três meses do ano. Em comunicado, a companhia informa que estima atingir a previsão para 2010.

Para dar um parâmetro do quarto trimestre ao mercado, a empresa informou os números de outubro. No mês, os lançamentos somam R$ 1,7 bilhão, dos quais R$ 882 milhões abertos para venda e R$ 780 milhões que terão vendas iniciadas nos próximos dias.

O Credit Suisse previa lançamentos de R$ 1,9 bilhão e vendas de R$ 1,6 bilhão para a companhia. Os lançamentos da Cyrela representam metade da PDG Realty.