COLUNA SECOVI-SP - MINISTRO GARANTE MINHA CASA MINHA VIDA

24.04.2015

Confira abaixo a íntegra da Coluna Secovi-SP, no jornal O Estado de S. Paulo. A coluna fala do Programa Minha Casa Minha Vida e sobre as inovações que estão previstas para acontecer neste ano.

Ministro garante Minha Casa Minha Vida

Em reunião com associados do Secovi-SP, dia 10/04, na sede da entidade, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, reiterou que o programa Minha Casa Minha Vida permanece como prioridade do governo federal.

A palavra do ministro foi dada em resposta a questionamento formulado pelo presidente do Sindicado, Cláudio Bernardes, que ressaltou a preocupação do mercado com o andamento e o destino do programa.

"Gilberto Kassab assumiu o Ministério das Cidades num momento particularmente complicado, em que o governo federal faz um grande esforço para aprovar medidas de ajuste fiscal. Diante da atual desaceleração da economia e, consequentemente, do mercado de imóveis, o MCMV torna-se extremamente importante para a manutenção de boa parte da produção imobiliária nacional", considerou Bernardes.

Conforme o dirigente, o governo federal afiançou a continuidade do programa e mesmo sua terceira fase, com ajustes propostos pelo setor. Porém, até o momento, não se tem notícia de quanto e como essa nova etapa se realizará.

"O setor já está sofrendo as consequências da austeridade e da demora nas decisões governamentais. Há atraso nos repasses de recursos, prejudicando as empresas, seus funcionários (com demissões) e os destinatários das unidades. Concordamos que o ajuste econômico é indispensável para que o Brasil volte a crescer. Porém, o que de fato nos aguarda? Quais são os verdadeiros prognósticos para a política de habitação?", questionou.

Gilberto Kassab informou que é preciso confiar no programa. "Ao longo de 2014 nenhum pagamento deixou de ser feito no PAC e no MCMV. Se existem hoje é porque estão atrelados ao orçamento de 2015. Mas em questão de semanas teremos uma solução, pois isso é fundamental para manter a credibilidade do programa."

O ministro garantiu que já há consenso na criação de uma faixa intermediária no programa habitacional, medida pleiteada pelo Sindicato. Hoje, na primeira faixa (até R$ 1.600), o beneficiário paga prestações de R$ 80. Na segunda (entre R$ 1.601 e R$ 3.275), a parcela sobe para R$ 400. O mutuário que receba R$ 1.601, já paga esse valor. A mudança inibe a inadimplência e inclui mais pessoas no programa.

Kassab antecipou que nova etapa do programa terá reajuste nos valores, alinhados à realidade inflacionária e regionalizados. "Temos diferenças, São Paulo tem maior poder aquisitivo. A meta é contratar mais três milhões de unidades até 2018."

Também estão previstas ações nas áreas de saneamento e mobilidade urbana. "Estudamos parcerias público-privada para universalizar o saneamento em 20 anos. Criamos um núcleo para atrair empresas, e o Secovi-SP está convidado a participar. E o governo já investiu pesado em mobilidade."

Sobre o ambiente político e econômico, o ministro disse que a condução da política econômica está repercutindo. "Temos boas discussões no Congresso Nacional. Vamos mudar o patamar de confiança e atrair investimentos. No campo político, a chegada de Michel Temer na articulação com os parlamentares é positiva. Ele tem grande legitimidade."

O encontro foi prestigiado por deputados, prefeitos, secretários estaduais e municipais e integrantes da equipe do Ministério das Cidades, como a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães.

Confira o recorte: