CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL E DEPUTADOS ENSAIAM ESFORÇO DE UNIÃO

22.03.2011

Deputados propõem mudanças em pauta; nova reunião será em junho

O Consórcio Intermunicipal pretende aproveitar o início de gestão dos governos estadual e federal para incluir nos PPAs (Planos Plurianuais) da União e do Estado as demandas de investimentos da Região. Para isso, reuniu a maioria dos deputados estaduais e federais na tarde desta segunda-feira (21/03), para ensaiar um esforço apartidário. “Construimos uma pauta com consenso e temos de discutir os investimentos para a Região no momento em que a União e o governo estadual vão elaborar os PPAs”, disse o prefeito de Diadema e presidente do Consórcio, Mário Reali (PT).

Os parlamentares propuseram mudanças na pauta já elaborada pelos grupos de trabalho do Consórcio. O documento contém 30 ações nas áreas de mobilidade urbana, drenagem, regularização fundiária, saúde, entre outros. O deputado Donisete Braga (PT) lembrou da necessidade de o Consórcio incluir na pauta a regularização fundiária de aproximadamente 500 mil famílias que residem no entorno da represa Billings. “Nós aprovamos a Lei Específica da Billings e temos de nos esforçar para que a lei seja aplicada”, ponderou.

Reali disse que a pauta está aberta a mudanças. “As intervenções de interesse da região têm de ser feitas com integração e o documento está aberto a ajustes”, disse o prefeito. Uma próxima reunião com os parlamentares está pré-agendada para o início de junho, período em que os Legislativos devem apreciar os PPAs dos governos estadual e federal. Da bancada de deputados federais, apenas o petista José de Filippi Jr. não participou. Além de Reali, os prefeitos petistas Oswaldo Dias (Mauá) e Luiz Marinho (São Bernardo), e Clóvis Volpi (PV/Ribeirão Pires) estiveram presentes. “É o primeiro passo de uma intervenção regional e demos a largada para o sucesso dessas ações”, disse o deputado estadual Carlos Grana (PT).