SETOR DA CONSTRUÇÃO BUSCA ENGENHEIRO NO EXTERIOR

31.01.2011

A deficiência na formação de profissionais de engenharia no País está criando uma onda de repatriação de profissionais brasileiros que estão nos Estados Unidos, Europa, Ásia e África. A consultoria Dasein Executive Search recebe a consulta de pelo menos dez profissionais por dia interessados em voltar.

O gestor de negócios da empresa, David Braga, pontua que apenas 35 mil engenheiros novos no mercado por ano não suprirá a demanda para as obras de infraestrutura da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada.

Para se ter ideia, na Índia forma-se 250 mil profissionais dessa área por ano, enquanto na China, são colocados um contingente de 400 mil. Braga diz que um engenheiro de nível ténico recebe em média R$ 18 mil, sendo que há quatro anos o valor era de R$ 5.000 menais.

"Os engenheiros brasileiros no Exterior estão interessados em voltar. E com boas colocações no mercado. Já os estrangeiros miram as oportunidades, tanto que 30% dos cursos de língua na Europa são destinados ao ensino do Português."

SEDE

O bom econômico vivido pelo Brasil atrai mais investimento estrangeiro. A consultoria identificou que empresas da Europa e Estados Unidos estão transferindo as sedes das operações latino-americanas para São Paulo, deixando de lado Miami, Buenos Aires e Cidade do México. "Um cliente em Londres da área de mineração vai transferir a sede para o Brasil em um ano", afirma. AM