SECOVI-SP DIVULGA BALANÇO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NO 1º SEMESTRE

19.08.2010

Resultado, apresentado pelo Sindicato da Habitação em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 19/8, não altera projeção sobre volume de vendas de imóveis novos na cidade de São Paulo em 2010 As vendas de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo totalizaram 17.005 unidades nos primeiros seis meses de 2010. O volume é compatível com a estimativa de chegar ao final do mês de dezembro com 37 mil a 38 mil moradias comercializadas, mantendo a previsão feita pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) no início do ano. O Balanço do Mercado Imobiliário no Segundo Trimestre foi apresentado durante coletiva de imprensa realizada na manhã de quinta-feira, 19/8, com a presença do presidente da entidade, João Crestana. O economista-chefe do Sindicato Celso Petrucci mostrou um quadro simplificado da situação da economia, e comentou os números de comercialização na capital paulista e da Região Metropolitana São Paulo. Falou também sobre crédito imobiliário - que deve atingir 1 milhão de financiamentos em 2010 -, aumento de preço e o que o Sindicato vem fazendo para tentar entender esse comportamento. Vendas no trimestre As vendas registram equilíbrio razoável, com 8.461 unidades escoadas nos primeiros três meses do ano e 8.544 no segundo trimestre. Praticamente, houve estabilização, já que a variação percentual entre os trimestres foi de apenas 1%. Isso se explica em razão da fraca sazonalidade no mês de janeiro e pela queda pontual de vendas percebida em maio. Na série histórica da Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário realizada pelo departamento de Economia e Estatística do Sindicato, o total de 17.005 unidades vendidas nos seis primeiros meses de 2010 só é inferior ao volume registrado em igual período de 2008 (19.224 unidades). Comparativamente ao primeiro semestre de 2009 (14.368 unidades vendidas) houve aumento de 18,4%. Em termos de segmentação, a distribuição ficou próxima à percebida no segundo trimestre, ou seja, imóveis de dois quartos assumiram a dianteira, com 35,3% (5.999 unidades), seguidos por unidades de três dormitórios, com 5.965 habitações comercializadas (35,1%). Lançamentos De acordo com a Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio – Embraesp, o total de lançamentos na primeira metade deste ano foi de 13.566 unidades, 66,5% superior ao fraco volume lançado nos seis primeiros meses de 2009 – período atípico em consequência da crise financeira internacional que eclodiu no final de 2008. Expectativa é lançar 20 mil unidades no segundo semestre, o que depende de aprovação de projetos. "A cidade de São Paulo está repelindo novos projetos, fazendo com que as famílias procurem outras localidades. E isso implica em deslocamentos, necessidade de transporte", observa o presidente João Crestana. "Qual é a filosofia urbana que queremos para nossa cidade? Aquela aproxime trabalho e habitação. Teremos então de nos debruçar sobre o urbanismo e buscar soluções para a sua adequada ocupação." Região Metropolitana de São Paulo O Secovi-SP passou a divulgar informações sobre o mercado imobiliário da Grande São Paulo, delimitada pela Capital e mais 38 municípios. O volume vendido em unidades no período de abril a junho deste ano (16.779 moradias), na região, ficou estável em relação ao primeiro trimestre, quando 16.797 habitações foram comercializadas.