ACIGABC

Notícias

CAI O PREÇO DE NOVAS LOCAÇÕES DE IMÓVEIS EM SÃO BERNARDO

20.02.2015

Cai o preço de novas locações de imóveis em São Bernardo. Veja a íntegra da matéria:

Os preços do aluguel em São Bernardo caminham na contramão do observado em capitais brasileiras e até em outras cidades do Estado. O município do Grande ABC, nos últimos 12 meses terminados em janeiro, teve redução média de 1,32% nos valores da locação imobiliária, enquanto em São Paulo houve alta de 1,6%; no Rio de Janeiro, 2,31%; em Campinas, elevação de 3,58% e, em Santos, aumento de 5,13%.

É o que aponta o índice Fipezap de locação, pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em conjunto com o site Zap Imóveis. Na média de nove cidades pesquisadas no País – incluindo a do Grande ABC –, houve aumento médio de 2,38% em janeiro na comparação com o primeiro mês de 2014.

O índice não mede a variação de contratos vigentes, que normalmente são reajustados automaticamente pelo IGP-M/FGV (Índice Geral de Preços de Mercado, da Fundação Getulio Vargas). Toma como referência os novos aluguéis, com o objetivo de captar melhor como a demanda e a oferta por moradia se relacionam.

Especialistas apontam que o cenário econômico, com a crise na indústria automotiva, afetou a demanda por locação. Com a puxada de freio na produção de veículos – retração de 15% em 2014 na comparação com 2013 –, para se ajustar às fracas vendas, as montadoras demitiram no ano passado cerca de 3.000 pessoas e todas as indústrias da região fecharam 15 mil postos de trabalho. Ao mesmo tempo, a inflação tem corroído o poder de compra da população. A taxa inflacionária medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) chegou a 7,14% nos últimos 12 meses até janeiro.

“Falta de poder de compra”, afirma o delegado regional do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo) no Grande ABC, Alvarino Lemes, para explicar a redução de preços do aluguel em São Bernardo, que giram em torno de R$ 18 o m² – valor bem mais atrativo que o da Capital (média de R$ 37 o m²). Ele cita que as imobiliárias têm de se adaptar a essa realidade da região. “Acabam fazendo acordos (baixando os preços), para não ficar com o imóvel fechado e amargar prejuízos”, diz.

Apesar disso, a rentabilidade da locação, para os investidores, ainda é melhor do que deixar o dinheiro parado na poupança. De acordo com o Fipezap, a rentabilidade do aluguel (levando em conta o valor da locação mensal dividido pela venda do imóvel multiplicado por 12) em São Bernardo, está em 4,7%, enquanto a caderneta está com rendimento real (descontada a inflação) negativo, de 0,7% nos últimos 12 meses. 

últimas notícias