AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO EMPOSSA DIRETORIA AMANHÃ

11.04.2011

O presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, assume nesta segunda-feira, às 19h30, a presidência da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, tendo como vice o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Paulo Lage.

Moura afirma que tentará dar nova dimensão à entidade, para aproveitar as oportunidades de desenvolvimento econômico na região.

Segundo ele, há alguns gargalos que, se sanados, ajudariam a dar impulso na economia regional. Embora cite que a agência é uma entidade que não tem recursos para fazer obras, vai fazer interlocação com os prefeitos para pleitear, por exemplo, a construção de um centro de convenções regional. "O turismo de eventos é importante para dinamizar a região", assinala.

Outro objetivo à frente da entidade é lutar por um parque tecnológico. "Não impede que se tenha outros, temos aqui universidades importantes, como a FEI e a Mauá, e precisamos ter pelo menos um".

Moura acrescenta que a ideia é pensar grande e diz que também vai reivindicar a criação de um aeroporto na região, que, segundo ele, ajudaria a desafogar o trânsito e diminuir o custo de transporte de produtos.

Outros projetos envolvem ainda a continuidade de iniciativas da antiga gestão, presidida pelo prefeito Adler Kiko Teixeira. Neste mês, a agência dá início do programa ABC Inovação, em parceria com o Sebrae (Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) nacional e que está orçado em R$ 7 milhões, que se destina à capacitação de 560 indústrias