PRESTAÇÃO DA CASA PRÓPRIA JÁ É 40% DO ALUGUEL

20.02.2013

A compra da casa própria já é um planejamento de curto e médio prazo para mais de 7,9 milhões de famílias com renda entre R$ 1.110 e R$ 3.875, a chamada classe C, segundo estudo do Data Popular que aponta o desejo dessas famílias de adquirirem um imóvel em, no máximo, dois anos.

O valor da prestação em um financiamento de 30 anos para essa faixa de renda varia entre R$ 300 e R$ 1.162. Ou seja, aproximadamente 40% do valor do aluguel, que em São Paulo varia entre R$ 841,33 e R$ 1.047 por mês.

“Cerca de 80% das famílias buscam um financiamento habitacional para comprar a casa. Hoje, 23 milhões de famílias da classe C moram em imóvel próprio”, disse Renato Meirelles, diretor do Data Popular.

O mercado também verifica um incremento nas vendas. “A aquisição de imóveis está mais forte em razão da taxa de juros, que é baixa, e  dos prazos de pagamento do financiamento”, disse Marcelo Melo, diretor de incorporação da Tenda

De acordo com o Secovi (Sindicato da Habitação), foram vendidos 13.371 imóveis de dois dormitórios em São Paulo, 49,6% do total das vendas. No ano anterior, foram comercializados 13.298 unidades de dois quartos.

“Boa parte dos que querem adquirir um imóvel é formada também por recém-casados, que vivem com os pais”, disse  o diretor do Data Popular.

No financiamento, a família pode comprometer até 30% da renda para o pagamento da prestação. As taxas de juros variam entre 4,5% e 9% ao ano.

De acordo com a faixa de renda mensal, uma família da classe C pode financiar imóveis de até R$ 232 mil  com uma prestação de R$ 1.162,80.

Aluguel /Na Região Sudeste, cerca de 2,5 milhões de famílias da classe C pagam aluguel, 18% do total de 13,9 milhões famílias, segundo o Data Popular.

No Centro-Oeste,  28% das 2,8 milhões de famílias da classe C estão no aluguel. É o maior percentual do país.

Caixa vai emprestar mais de R$ 21,3 bi para a casa própria
Até o final do ano, a Caixa Econômica Federal pretende emprestar R$ 128 bilhões para o financiamento da casa própria. O valor é R$ 21,3  bilhões maior do que os R$ 106,7 bilhões emprestados em 2012. O vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, disse  que o volume maior de recursos disponíveis já reflete nas contratações. “Na comparação com o mês de janeiro de 2012, o primeiro mês de 2013 fechou com uma elevação de 30%”, disse.  A Tenda diz que vai investir em tecnologia para acelerar a construção e ampliar a parceria com Caixa.