MINHA CASA, MINHA VIDA FICA PRONTO EM NOVEMBRO

23.09.2011

Santo André será a primeira cidade do Grande ABC a concluir obras de conjuntos habitacionais financiados com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. A entrega das 352 moradias dos conjuntos habitacionais Juquiá e Londrina deverá ocorrer até o fim de novembro. A expectativa é que em janeiro as famílias comecem a mudar para o local.
Elas virão de áreas de risco localizadas nos núcleos Jardim Irene, Pedro Américo e Homero Thon. Foram investidos R$ 23,1 milhões na obra. O anúncio foi feito ontem, em evento no Paço Municipal.
Segundo o secretário de Habitação da cidade, Frederico Muraro Filho, há 60 mil andreenses inscritos no programa. "Sabíamos que o Minha Casa, Minha Vida não iria solucionar o problema do deficit habitacional, mas auxiliar as políticas habitacionais dos municípios."
Até agora, Santo André apresentou 28 projetos de habitação enquadrados no Minha Casa, Minha Vida. Já com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 1, são 20 projetos contratados no total de R$ 204,1 milhões, sendo que 15 deles já estão com as obras em andamento.
TERRENO
Ontem, também foi assinado o contrato para compra de terreno para construção de 120 apartamentos destinados a beneficiários da Associação do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, dentro do Minha Casa, Minha Vida - Entidades. Nesta vertente do programa, o governo do Estado investe R$ 20 mil em cada unidade habitacional contratada. O restante do dinheiro vem da Caixa Econômica Federal e a própria Amova, que contribuiu com R$ 1,2 milhão.
O custo final da obra é de R$ 9,8 milhões e deve ser entregue em 12 meses. O terreno fica na Rua Alagoas, próximo ao aterro sanitário da cidade.
A presidente da Amova, Maria da Conceição Aparecida Barbosa, afirmou que há pelo menos mais 2.000 famílias cadastradas na entidade que aguardam uma casa no Grande ABC. "Viabilizamos essas 120 unidades em Santo André, além de outras 400 em Mauá", afirmou.
O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), também assinou a adesão ao Minha Casa, Minha Vida 2. Trata-se da primeira cidade a formalizar assinatura com a Caixa. "Somos pioneiros porque temos projetos e vontade de tirá-los do papel", garantiu.

Cidade tem projetos prontos para mais 4.900 moradias
A Prefeitura de Santo André tem projeto para construir ao menos 4.900 moradias na cidade nos próximos anos. Os projetos fazem parte do Minha Casa, Minha Vida 2, cuja adesão foi assinada ontem, e também do Programa de Aceleração do Crescimento 2, além de unidades erguidas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, do governo do Estado.
Para o prefeito de Santo André, Aidan Ravin, o número só foi possível porque a cidade correu atrás de terrenos e viabilizou projetos. "O município tem 55% de seu território localizado em área de mananciais. Mesmo assim conseguimos locais para construir moradias para as famílias que precisam", destacou.
Para a fase 2 do Minha Casa, Minha Vida, o prefeito informou que deverá iniciar as obras de 1.250 unidades no próximo ano. "Esses projetos estão apenas aguardando o parecer da Caixa." Há pelo menos mais 400 unidades em estudo para a modalidade entidades do empreendimento, por meio de parceria com o Estado.