CONSTRUÇÃO CIVIL ADOTA REPRESENTAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO

13.03.2012

Novo acordo faz parte do compromisso nacional para melhorar condições de trabalho Os acidentes e as más condições de trabalho da construção civil devem diminuir com a implantação da representação sindical nos canteiros de obras em todo o País. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil, Claudio da Silva Gomes, explicou que o novo acordo firmado no início do março deve ampliar o diálogo e evitar alguns dos diversos problemas da categoria. “O trabalhador terá voz e poderá apontar os riscos e problemas para a representação sindical. Acreditamos que com isso teremos uma redução nos acidentes e condições mais dignas de trabalho”, disse Gomes. A representação sindical faz parte do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção. O acordo entre governo, entidades empresariais e centrais sindicais estabelece diretrizes nas áreas de saúde e segurança no trabalho como prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, uso de equipamentos de proteção e acompanhamento da saúde dos operários. A instalação de representação sindical será em obras com duração acima de seis meses. “A cada grupo de 500 trabalhadores haverá um representante, sendo no máximo sete por obra. A intenção é que o problema não seja omitido e possa ser resolvido antes de acontecer algo mais grave”, afirmou. De acordo com o presidente da Confederação, atualmente são quatro milhões de trabalhadores diretos no setor. “Sabemos que esse número pode ser muito maior porque há muita informalidade nesta área. E com isso temos a certeza de que os números de acidentes de trabalho sejam bem maiores do que o registrado. Com a representação, poderemos conhecer melhor este cenário”.