PONTUALIDADE DE PAGAMENTO DAS MICRO E PEQUENAS É RECORDE

24.02.2012

As micro e pequenas empresas estão atrasando menos seus compromissos de pagamento. Em janeiro, de acordo com estudo da Serasa Experian, a pontualidade de pagamento dessas companhias alcançou a melhor marca para esse mês da série histórica da pesquisa (desde 2006). O indicador atingiu 94,8%. Isso significa que, durante o mês passado, a cada 1.000 pagamentos realizados, 948 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Vale lembrar que janeiro foi também o segundo mês consecutivo de alta interanual, ou seja, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Isso após quedas seguidas no índice entre os meses de março e novembro de 2011. De acordo com o gerente de indicadores de mercado da Serasa, Luís Rabi, o atual processo de relaxamento monetário - ou seja, de redução da taxa básica de juros, pelo Banco Central - e o início da normalização da inadimplência dos consumidores estão melhorando a capacidade de pagamentos das micro e pequenas empresas, o que é um sinal favorável para a trajetória da inadimplência das empresas ao longo dos próximos meses. Rabi explica que a queda dos juros vai estimular a atividade econômica ao longo do ano. "A economia começou a engatar trajetória de crescimento e, com isso, melhora a geração de caixa das micro e pequenas", afirma. Além disso, o fato de as pessoas melhorarem o nível de pagamento favorece a entrada de recursos, assinala o economista. Ainda segundo ele, a crise europeia traz incertezas, mas ainda não afeta as micro e pequenas. Além disso, os pacotes de ajuda aos países afetados, como a Grécia, podem recolocar o continente em rota de crescimento, o que deve ocorrer, no entanto, só em 2013. COMÉRCIO - micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos no primeiro mês de 2012: 95,7%. As indústrias registraram índice de 94% e, por fim, as companhias do setor de serviços atingiram 93,5%. Houve ainda, em janeiro, aumento de 12,2% no valor médio dos pagamentos pontuais, na comparação com o mesmo mês do ano passado (R$ 1.791 contra R$ 1.597), com altas de 12,7% no comércio, 12,5% no setor industrial e de 4,4% nas empresas de serviços. Apesar da expansão ter sido menor, o valor médio dos pagamentos pontuais nesse último segmento continua o mais elevado: R$ 1.880 contra R$ 1.808 dos lojistas e R$ 1.619 das fabricantes.