SOBLOCO DIZ QUE JÁ VENDEU 72% DO ESPAÇO CERÂMICA

25.04.2011

Dos 195 mil metros quadrados que formam o Espaço Cerâmica, em São Caetano, 72% já foram comercializados para incorporadoras, administradoras de shopping center, varejistas e instituição de saúde. Entre lotes comerciais e residenciais restam 55 mil m² para venda.

Segundo o presidente da c Sobloco Construtora, responsável pelo desenvolvimento do bairro planejado do Grande ABC, Luiz Carlos Pereira de Almeida, as áreas próximas do centro de compras são as mais disputadas pelas empresas.

O Cerâmica está na fase final do planejamento, inclusive alguns empreendimentos estão em construção, sendo que o ParkShopping São Caetano, da Multiplan, considerado a âncora do bairro, será inaugurado em novembro.

A Lindecorp e Rossi, sócias do complexo residencial de 27 mil m², estão comercializando as últimas unidades de 400 apartamentos. "Sobraram apenas os imóveis mais caros"", salienta Almeida. As empresas estão iniciando os procedimentos de terraplanagem.

Por sua vez, a Gafisa, ainda está comercializando as unidades. O executivo da Sobloco aponta que existe a possibilidade de serem vendidos pequenos lotes comerciais nas proximidades desse empreendimento

"Os investidores entenderam que São Caetano tem potencial para receber investimentos, principalmente devido à renda per capita. A Prefeitura também colaborou para que tudo corresse conforme o planejado", afirma o presidente da Sobloco. O empresário, entretanto, não revelou o valor da comercialização até o momento.

SHOPPING

Com as obras seguindo o cronograma planejado, o primeiro shopping center do município abrirá as portas a tempo de atender os consumidores para o período natalino, o mais fértil em vendas para o varejo. A montagem das claraboias foi iniciada, bem como a execução dos serviços de alvenaria, instalações elétricas, hidráulicas, especiais e hidrossanitárias.

Almeida avalia que a Multiplan está desenvolvendo as obras aceleradamente e o complexo está praticamente locado. "Em maio, os espaços das lojas-âncoras, que requerem mais tempo para instalação, serão entregues às varejistas para reforma. A previsão é que as demais sejam disponibilizadas em meados de junho", detalha.

Duzentas e quarenta e duas operações entre lojas de eletroeletrônicos, vestuário e cinema vão integrar o ParkShopping São Caetano, que recebe aporte médio de R$ 260 milhões. No estacionamento, os clientes vão ter à disposição aproximadamente 2.000 vagas.

Outros lotes no Espaço Cerâmica foram vendidos para o Hospital São Luiz. Sua inauguração é prevista para 2013. O empreendimento hospitalar vai gerar 2.500 empregos e consumirá verba de R$ 90 milhões. Também estarão no local rede de petshop Cobasi e a concessionária Primasa, especializada na marca Chevrolet.

História do bairro será preservada

Nascido em função de uma empresa, o bairro são-caetanense Cerâmica era um reduto tipicamente residencial, mas em pouco mais de um ano começará a ter sua arquitetura e ritmo totalmente mudados com o Espaço Cerâmica, começando pelo shopping center. Apenas o complexo imobiliário deverá gerar fluxo diário de 30 mil pessoas.

Sua história está intimamente ligada à da empresa Cerâmica São Caetano, cuja área de propriedade da Magnesita Refratários e da Sobloco Empresa de Desenvolvimento Urbano ocupa boa parte da localidade.

Alguns resquícios da companhia fundada em 1912 foram preservados no projeto, como um painel de cerâmica datado de 1953, que foi cuidadosamente removido das instalações e implantado em um dos parques.

Outro artefato preservado será um forno, que está sendo restaurado para abrigar futuramente exposições como um centro cultural.

Com o crescimento da fábrica, seus funcionários começaram a comprar terrenos próximo à empresa e a povoar os arredores. Tanto que boa parte das residências instaladas ainda preserva o estilo de viver ‘interiorano'.

Na década de 1970, quando a fábrica ainda funcionava, a principal reclamação da associação de moradores era a fumaça branca que saia dos fornos e poluía as redondezas