INTERFERÊNCIA DO ESTADO

23.11.2014

IMÓVEIS TÊM AUMENTO DE 18,6% EM OITO MESES

06.09.2011

Os apartamentos na Capital encareceram 18,6% nos primeiros oito meses do ano. É como se um imóvel, cujo preço anunciado no fim de 2010 era de R$ 200 mil, custasse no mês passado R$ 237 mil. A diferença é suficiente para comprar um carro popular zero-quilômetro. A inflação média acumulada em 12 meses dos apartamentos em São Paulo é ainda maior, com variação de 28,8%.
As informações são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, por meio do Índice FipeZap, que capta inflação em seis municípios espalhados pelo País e do Distrito Federal.
Apesar de alta nos acumulados, em agosto a inflação dos imóveis da Capital desacelerou frente a julho, passando de 2,2% para 1,7%. Com isso, a cidade figura na quarta posição de maiores variações no mês entre os sete listados. Recife e Fortaleza, refletindo o aquecimento imobiliário na Região Nordeste, tiveram elevação, respectivamete, de 2,9% e 2,1%. Rio de Janeiro apresentou acréscimo de 2,5%, Belo Horizonte ficou com 0,6%, Distrito Federal garantiu avanço de 0,5%, e Salvador, tímido em sua região, teve inflação de 0,3%.