VENDA DE IMÓVEL CAI 46,3% EM MAIO.

07.08.2010

As vendas de imóveis residenciais na região metropolitana de São Paulo totalizaram em maio 4.149 unidades, o que representou uma queda de 46,3% em comparação com abril, quando foram comercializados 7.728 habitações, segundo o Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Locação e Administração de Imóveis Comerciais de São Paulo). Para o economista chefe do Secovi, Celso Petrucci, a redução das vendas não preocupa, porque foi pontual e deverá ser revertida no resultado do mês de junho. "Um dos motivos é que abril teve muito mais lançamentos do que em maio." Outro ponto, segundo o economista, é que o principal evento do ramo imobiliário, o Feirão da Caixa, começou na metade de maio, o que levou muitas das negociações para o mês seguinte, junho. "Muitas vendas entabuladas em maio vão reaparecer a partir de junho." Os imóveis mais procurados foram os de dois quartos. Eles foram os responsáveis por 39,9% do movimentado em maio. Em seguida, aparecem os de três dormitórios, com 34,2% das vendas. Imóveis de quatro dormitórios representaram 18,1% do total de unidades comercializadas em maio. Dessas residências, 70,4% estão localizados na cidade de São Paulo. A Capital participou com 47% do total vendido na região metropolitana, enquanto as demais cidades ficaram com fatia de 53%. Na cidade de São Paulo, as habitações de dois quartos representaram apenas 23,3% das vendas, contra 40% nas demais regiões metropolitana. Para o Secovi, os dados demonstram que existe uma falta de "moradias voltadas à classe média emergente". Nos cinco primeiros meses do ano, foram lançadas 23.381 unidades, uma diferença de 5.293, na comparação com os 28.674 vendidos. Somente na Capital, espera-se vender 38 mil unidades, 5% mais do que 2009. Para os lançamentos a estimativa é de alta de 10%.