03/07/2014 às 07:07

Os preços médios dos imóveis voltaram a registrar retração em Santo André e em São Bernardo, pelo segundo mês seguido, de acordo com estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com o portal Zap Imóveis. A pesquisa mostra queda de 0,25% nos valores do metro quadrado dos apartamentos anunciados nos dois municípios em junho, em relação a maio, mês em que já havia sido observada diminuição (de 0,16% em São Bernardo e 0,12% em Santo André), depois de 29 meses consecutivos de altas.
Para o delegado do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo) no Grande ABC, Alvarino Lemes, a Copa do Mundo ajuda a reduzir a procura, o que influi nos preços. “Às vezes, a pessoa (o vendedor) tem pressa de fechar o negócio e ajusta um pouco os preços para baixo”, disse.
Outro fator, na avaliação do dirigente, é a própria situação econômica do País, em que os consumidores não têm confiança se vão continuar empregados. O cenário de cautela tem impactado também nas construtoras que, no primeiro trimestre, reduziram em 67% o número de lançamentos de empreendimentos residenciais na comparação com igual período de 2013.
Lemes avalia ainda que o mercado, no segundo semestre, continuará com tendência de baixa, já que os preços estavam inflados artificialmente e devem ficar em patamares mais amenos.