CAIXA ELEVA PROJEÇÃO DE CONCESSÕES DE CRÉDITO IMOBILIÁRIO NO ANO

19.08.2011

As concessões de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal atingiram R$ 45 bilhões até agosto deste ano. Dado o avanço da carteira, a instituição revisou sua projeção para o ano, afirma o presidente da Caixa, Jorge Hereda.

"Esperávamos atingir R$ 81 bilhões este ano. Mas, com os números até agosto, revisamos as metas e já esperamos atingir R$ 90 bilhões em concessões no ano", disse Hereda, durante a divulgação do balanço da Caixa, em Sao Paulo.

O programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida" contribuiu para essa nova estimativa.  Do total programado para o ano, R$ 32,4 bilhões são destinados a ele.

Segundo Hereda, neste segundo semestre terão início as liberações para a faixa de zero a três salários dentro do "Minha Casa, Minha Vida 2".

Já a portaria interministerial que regulamenta as demais faixas para a segunda etapa do programa deve sair ainda este mês, afirma José Urbano Duarte, vice- presidente de Governo e Habitação da Caixa.
"O programa não parou. Já fizemos quase 200 mil contratos neste ano", afirmou Hereda. Ele reconhece, no entanto, que mercado está em compasso de espera para dar seguimento aos projetos quando sair a portaria.

A carteira imobiliária atingiu R$ 129,314 bilhões no fim de junho deste ano, avanço de 48,8% em doze meses.

A Caixa acredita em expansão total da carteira em torno de 30% neste ano, número considerado pela diretoria da Caixa como conservador, tanto pelo desempenho dos anos anteriores quanto pelos números do primeiro semestre.

O estoque total atingiu R$ 205,9 bilhões. A carteira comercial chegou a R$ 63,2 bilhões, crescimento 21,7%.