ACIGABC

Notícias

PLANO DIRETOR AINDA É INCÓGNITA EM S.BERNARDO

31.08.2011

As mudanças no Plano Diretor de São Bernardo ainda são incógnitas. O tema é debatido há tempo pelos integrantes do governo e, em março deste ano, ganhou o crivo da população por meio de plenárias de exposição e apresentação.
Porém, o projeto ainda não tem data para chegar à Câmara. O suspense deixa algumas dúvidas no ar sobre o rigor que trará as mudanças. Segundo informações, a nova versão deverá apontar para limitação do índice de construção de torres residenciais e comerciais, além da instituição da outorga onerosa (valor a ser pago para a Prefeitura como forma de compensar os prejuízos que a parte excedente da obra pode causar ao município) para aqueles que quiserem ultrapassar limites.
O prefeito Luiz Marinho tem dito que, se fosse em sua gestão, não chancelaria, sem as contrapartidas necessárias, a edificação de torres como as constatadas na avenida Pereira Barreto, no entorno do Paço Municipal. Resta saber, agora, os moldes das mudanças e o rigor.
Nos bastidores, comenta-se que o projeto deverá causar celeuma na Câmara. Algumas fontes, consultadas pela reportagem, acreditam que a repercussão, guardada a devida proporção, será parecida com a registrada na discussão do SBCPrev, o projeto que versa sobre a transformação do Fuprem (Fundo de Previdência) numa autarquia municipal.
Um dos principais gargalos da discussão do Plano Diretor, além dos investidores imobiliários, com a determinação das áreas a serem ocupadas ou não.
Para ajudar você, eleitor, a lembrar de promessas de campanhas ou anúncios de projetos, feitos por gestores de prefeituras do ABC, Estado e União, mas ainda não cumpridos, o Repórter Diário publica, toda edição, a coluna Estamos de Olho. Para participar basta enviar sugestão para o e-mail redacao@reporterdiario.com.br aos cuidados da coluna Estamos de Olho.

últimas notícias