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PLANO REGIONAL CONTEMPLA MUNICÍPIO COM 4 EIXOS

10.07.2013

Além de um plano municipal, São Bernardo, assim como as outras seis cidades da região, conta com o apoio do Consórcio para desenvolver e executar uma série de obras de requalificação viária. O estudo inicial, chamado de Plano Regional de Mobilidade do ABC, já foi apresentado aos ministérios do Planejamento e das Cidades e aguarda a liberação de recursos. No total, serão necessários mais de R$ 8 bilhões para executar mais de 150 intervenções, divididas em 16 eixos prioritários.


Para uma primeira etapa, o Consórcio destacou a priorização de seis eixos, sendo que quatro deles contemplam São Bernardo. O primeiro eixo na ordem de prioridades e com maior volume de investimento, mais de R$ 1 bilhão, é o Guido Aliberti/Lauro Gomes/Taioca. O projeto inclui o prolongamento da avenida Lauro Gomes até a avenida Almirante Delamare, em São Paulo, formando binário com a avenida Guido Aliberti. Esse eixo, por onde também passará a linha 18 do Metrô, inclui a construção de ponte estaiada no km 14 da Via Anchieta, ligando o prolongamento da avenida Lauro Gomes, na região do Rudge Ramos, até a avenida do Taboão.

Outro eixo
O segundo eixo prioritário é o Alvarenga/Robert Kennedy/Ribeirão dos Couros, orçado em R$ 271 milhões, que tem como proposta a construção das alças de acesso da marginal do Ribeirão dos Couros ao Corredor ABD.


Outro eixo que beneficiará São Bernardo é o Piraporinha/Lucas Nogueira Garcez/Pereira Barreto, composto por obras complementares de transposição que incluem a construção de viaduto sobre a avenida Piraporinha, ligando a Robert Kennedy à marginal do Ribeirão dos Couros. Além disso, o projeto, orçado em R$ 493 milhões, prevê a reformulação da região do Paço, fazendo a ligação direta entre as avenidas Lucas Nogueira Garcez e a avenida Pereira Barreto, sem precisar passar pelo Paço.


O eixo Ligação Leste-Oeste também está incluso no programa regional, com extensão para os municípios de Diadema e Santo André. Além do investimento de R$ 332 milhões para o corredor, com recursos já aprovados pelo PAC Mobilidade Grandes Cidades, estão sendo pleiteados mais R$ 316 milhões pelo Plano Regional.

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