ELEVADO NA DIVISA IRÁ DESAFOGAR TRÂNSITO NA AVENIDA PIRAPORINHA

14.09.2012

Diadema estuda construção de elevado que ligará região do Hospital Municipal até a altura da Robert Kennedy, em S. Bernardo Com o objetivo de desafogar o tráfego na avenida Piraporinha, a Prefeitura de Diadema estuda a construção de um elevado, que terá início nas proximidades do Hospital Municipal Piraporinha e fará a ligação com a futura marginal do ribeirão dos Couros. Na manhã desta quarta-feira (12/09), os prefeitos de São Bernardo, Luiz Marinho, e de Diadema, Mário Reali, estiveram no canteiro de obras de canalização de parte do ribeirão dos Couros e implantação da avenida marginal, no Bairro Jordanópolis. O elevado, que deve ter cerca de três quilômetros, sairá da avenida Piraporinha, na altura do Hospital Municipal, quando a via inicia descida em sentido ao terminal do trólebus, seguindo até a altura da avenida Robert Kennedy. Lá, fará a ligação com as marginais em construção nas margens do ribeirão dos Couros, no perímetro de São Bernardo. Ainda não se sabe se serão necessárias desapropriações. “Temos de analisar como será a ligação desse elevado com as marginais. O objetivo é aumentar a capacidade de fluxo dessa localidade, facilitando o acesso ao Corredor ABD. Grande parte do trânsito de Diadema é de passagem. São motoristas acessando outras cidades da Região ou da Capital”, disse Reali. O elevado faz parte de um pacote de obras viárias e também prevê um corredor de ônibus para facilitar a ligação entre o Terminal Eldorado, no extremo Sul da cidade, com o Terminal Metropolitano de Trólebus de Piraporinha. No total, o corredor terá nove quilômetros e beneficiará 40 mil pessoas por dia. Terminais ligados - A faixa exclusiva para o transporte coletivo municipal sairá das proximidades do Terminal Eldorado, seguindo pelas avenidas Nossa Senhora dos Navegantes, Pirâmide, Rio de Janeiro, Eldorado e Casa Grande até o Terminal Piraporinha. “No momento, estamos desenvolvendo o projeto e vamos contar com a parceria do governo federal, por meio do PAC II Mobilidade. A previsão é que a obra seja orçada em R$ 100 milhões”, afirmou Reali. Luiz Marinho avaliou que o elevado não irá beneficiar somente os moradores, mas também as empresas do entorno. “Essa intervenção vai melhorar a logística entre São Bernardo e Diadema, pois as empresas poderão escoar seus produtos com mais facilidade. Porém, seria interessante que o governo do Estado também participasse do projeto”, avaliou o prefeito. Projeto de canalização inclui marginais As pistas marginais ao ribeirão dos Couros fazem parte do projeto de canalização de parte do curso d’água e instalação de coletores troncos para tratamento de esgoto. “Até 2017 queremos tratar todo o esgoto da cidade, mandando esse material para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e tentar recuperar os córregos do município”, disse Marinho. As vias, que terão três faixas cada, facilitarão o tráfego de veículos na região, reduzindo significativamente o congestionamento do entorno da avenida Piraporinha e do Corredor ABD. Com a intervenção, será criado um novo acesso ao Bairro Jordanópolis e uma ligação com o Anel Viário Metropolitano, fazendo conexão com Santo André e Diadema. Além disso, será facilitado o deslocamento do tráfego da região do Alvarenga para os bairros Paulicéia, Taboão e Rudge Ramos, evitando a utilização da via Anchieta e da região central do município. Por consequência, haverá um melhor atendimento do sistema de transporte coletivo, tendo em vista a concentração de ônibus na região central. “Hoje cerca de 26% dos moradores dos bairros Alvarenga e Assunção, quando seguem para Taboão por meio de transporte público, passam pelo Centro. Temos de tirar esse tráfego de lá, criando outras possibilidades. Também está prevista a criação de um corredor de ônibus nessas vias”, destacou o secretário de Transportes de São Bernardo, Oscar Silveira Campos.