ACIGABC

Notícias

PREÇOS DO MINÉRIO DE FERRO E DA SOJA PUXAM ALTA DO IGP-M

31.08.2010

O preço de duas matérias-primas teve influência decisiva na subida do Índice Geral de Preços ? Mercado (IGP-M) em agosto. Base para o reajuste dos aluguéis de imóveis, o índice subiu 0,77% em agosto ante 0,15% registrado em julho devido, principalmente, ao aumento nos preços da soja e do minério de ferro. Segundo o coordenador do IGP-M e economista da Fundação Getulio Vargas (FGV), Salomão Quadros, os dois produtos subiram mais de 10% em agosto. Colaboraram, juntos, com cerca de 0,64 ponto percentual dos 0,77% do índice no mês.

Quadros explicou que a alta do minério de ferro foi causada pelo reajuste trimestral do insumo. O item subiu 15,08% em agosto e, sozinho, contribuiu com 0,42% ponto no IGP-M. "O reajuste de agosto corresponde à alta acumulada em três meses", disse. "O minério foi o maior responsável pela aceleração do índice, mas não vai contribuir por dois meses."

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que entra com 10% no indicador geral, passou de 0,62% para 0,22% entre julho e agosto. Materiais, equipamentos e serviços avançaram 0,38% e mão de obra registrou alta de 0,06%.

O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. No ano, houve elevação de 6,66%. Em 12 meses, foi registrado acréscimo de 6,99%. (Agências noticiosas)

últimas notícias