ACIGABC

Notícias

CONSTRUÇÃO CIVIL AMPLIA VAGAS NO GRANDE ABC EM MAIO

19.07.2011

O emprego na construção civil segue em alta no Grande ABC. Em maio, os sete municípios tiveram saldo de 322 vagas a mais, o que significou crescimento de 0,67% em relação ao contingente de trabalhadores no segmento na região em abril. A atividade emprega cerca de 48 mil pessoas na região.

Os dados são de levantamento divulgado ontem pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo e se referem apenas aos funcionários com carteira assinada.

Ainda segundo o estudo, realizado pela Fundação Getulio Vargas, de janeiro a maio, foram gerados 1.472 postos de trabalho nas sete cidades, alta de 3,04%. E na comparação com o total de funcionários em maio de 2010, houve a abertura de 2.444 vagas, crescimento de 5%.EMPara a diretora adjunta do SindusCon-SP, Rosana Carnevalli, os números de contratações são bons e mostram evolução gradual, mês a mês. A região registrou índice mensal (de 0,67%) semelhante ao de todo o Estado (0,71%).

Em maio, o Grande ABC teve percentual de contratações inferior aos da Capital (1,04%), da área metropolitana de Campinas (2,11%) e da Baixada Santista (1,37%). Entretanto, foi melhor que outras seis áreas do Estado, entre as quais as de Sorocaba e São José dos Campos, que tiveram redução no número de vagas.

Rosana afirma que as perspectivas para os próximos meses seguem favoráveis, já que há obras em andamento, lançamentos sendo realizados e ainda projetos em aprovação nas prefeituras. Para ela, a incógnita em relação ao ritmo de admissões fica para o ano que vem, por causa de mudanças nas leis de zoneamento de várias cidades da região. As novas normas criam mais restrições à construção.

Um exemplo é São Caetano, em que o coeficiente de aproveitamento dos terrenos foi reduzido em 50%, de seis vezes o terreno, para três vezes. “Muitos projetos foram protocolados (na administração municipal) antes da lei (que entrou em vigor no ano passado) e têm plantas aprovadas”, assinala. A dirigente avalia que pode haver redução no número de lançamentos em 2012.

NO PAÍS - contratação de cerca de 33,8 mil trabalhadores com carteira assinada elevou o nível de emprego na construção civil brasileira em 1,15% no mês em comparação a abril. O segmento empregava quase 2,99 milhões de trabalhadores com carteira no fim de maio.

Segundo o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, o crescimento do emprego demonstra que a indústria continua aquecida, executando o que foi contratado tanto em empreendimentos residenciais e comerciais privados como em obras dos programas Minha Casa, Minha Vida e de Aceleração do Crescimento, bem como em obras dos programas estaduais e municipais. 

últimas notícias