CENÁRIO AQUECIDO ANIMA INDÚSTRIA PARA FEIRA DE ESQUADRIA

18.10.2010

Com o aquecimento do mercado da construção civil, empresas do Grande ABC ligadas ao segmento de esquadrias estão animadas com as perspectivas de negócios que devem ocorrer na Fesqua 2010 (Feira Internacional de Esquadrias, Acessórios e Componentes), maior evento do setor no País e que vai do dia 20 a 23 no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Oito companhias da região vão expor na Fesqua deste ano, entre elas a Udinese, que pertence ao grupo Papaiz. Localizada em Diadema, a fabricante de acessórios e componentes (fechos, roldanas e outros itens) se preparou para alavancar resultados. Investiu R$ 1,5 milhão em modernização fabril e novos produtos.

Uma das novidades da Udinese, que será apresentada no evento, será um sistema orientável de palhetas de janela veneziana que, segundo a empresa, permite melhor controle de luminosidade do que os produtos com palhetas fixas. O gerente de desenvolvimento de produtos, Jorge Luís Brazuschi, afirma que só nesse item, foram investidos R$ 350 mil.

Brazuschi cita que o momento da feira é oportuno. A companhia, que conta com quadro de 350 funcionários - opera em dois turnos - projeta crescimento de 20% neste ano em vendas frente a 2009. E por causa da forte demanda, o executivo acrescenta que deve haver investimento adicional, de R$ 2,5 milhões, em 2011, para ampliar a fábrica, o que deve significar a abertura de postos de trabalho.

Outra expositora, a fabricante de máquinas para lapidação e corte de vidro USE MAK, de Diadema, também demonstra otimismo. A empresa participa pela primeira vez da Fesqua (que é bienal), com o objetivo de atender a indústrias da construção civil. Para o diretor, Francisco Martucci, com a expansão do mercado, há a expectativa de ampliar vendas acima de 10% neste ano.

A Alcoa, que tem fábrica em Santo André, por sua vez, aposta em produtos para projetos arquitetônicos sustentáveis. Lançará um brise (quebra-sol) de alumínio para fachadas de prédios que ajuda a controlar a incidência dos raios solares e também é apropriado para controlar a energia e reduzir custos com iluminação e ventilação artificial, segundo a empresa.