ACIGABC

Notícias

REGIÃO VENDE R$ 900 MI EM IMÓVEIS NO SEMESTRE

05.08.2011

Demanda aquecida e grande oferta  de crédito são dois dos pilares que sustentaram a boa fase do mercado de imóveis verticais novos, durante o primeiro semestre, na região. As empresas do setor atingiram 2.966 unidades vendidas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá, contra 2.794 no mesmo período do ano anterior. Com isso, conseguiram crescimento de 6,15% em relação aos primeiros seis meses de 2010. O número de vendas foi o suficiente para colocar cerca de R$ 900 milhões nos cofres do segmento.
O resultado, porém, está longe dos registros de 2007 e 2008, anos em que foram comercializados nos semestres, consecutivamente, 3.453 e 3.807 imóveis. Na época, o cenário era conhecido como o boom imobiliário.
Os dados foram divulgados ontem pela Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC. A pesquisa representa, aproximadamente, 85% do mercado da região e não considera as informações de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
O presidente da Acigabc, Milton Bigucci, disse estar surpreso com os resultados, mesmo que eles tenham sido inferiores aos de 2007 e 2008. "Naquela época tínhamos cenário novo iniciando", argumentou, sobre o boom imobiliário.
Ele se referiu ao fenômeno de abertura de capital de várias construtoras e incorporadoras que ocorreu na época. E com ações na Bolsa de Valores, essas companhias tinham que apresentar resultados aos seus acionistas. Um dos caminhos foi a enxurrada de lançamentos. "E é claro, as vendas acompanharam o crescimento do volume de imóveis no mercado", afirmou.
Outro motivo citado foi o aumento de crédito imobiliário. "Antes de 2007, poucas pessoas conseguiam financiamento nos bancos. Hoje está muito fácil", disse.
São Bernardo teve o maior número de vendas de imóveis novos verticais do grupo das cinco cidades. Foram 1.243 unidades. Em seguida figuram Santo André (700), Mauá (459), São Caetano (417) e Diadema (147).
LANÇAMENTOS - O setor está confiante com os resultados, tanto que lançou 4.191 unidades, 9,4% a mais do que no primeiro semestre de 2010 e recorde na série histórica de cinco anos. É a primeira vez que Mauá aparece na pesquisa semestral, mas mesmo descontando os 224 imóveis lançados no município, o registro ainda é o maior captado pela pesquisa.

últimas notícias