CASA PAULISTA: GOVERNO DE SP ANUNCIA 12 MIL NOVAS CARTAS DE CRÉDITO PARA MORADIAS POPULARES

16.01.2024

Na foto: Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas ao lado de Máximo Menezes, diretor da ACIGABC

Ampliação do Programa Casa Paulista visa beneficiar famílias de baixa renda

O diretor da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC), Máximo Menezes, esteve presente no evento desta terça-feira, 16, no Palácio dos Bandeirantes em que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou uma nova fase do programa Casa Paulista.

Com o objetivo de subsidiar moradias populares para famílias de baixa renda do estado, o governo estadual anunciou a liberação de mais de 12 mil cartas de crédito imobiliário. O programa Casa Paulista, lançado em julho do ano passado, tem como frentes de atuação a concessão de crédito imobiliário para a aquisição de imóveis diretamente com construtoras e incorporadoras, a construção e entrega de casas populares, a regularização fundiária, e a execução de obras de urbanização e melhorias habitacionais. Máximo Menezes destacou que vê uma excelente oportunidade para a região do Grande ABC e para o setor da construção civil.

Em 2023, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) investiu R$ 1,6 bilhão no Casa Paulista, entregando 18,4 mil moradias. Desse total, 7.759 foram construídas diretamente pela secretaria, com aporte de R$ 1,4 bilhão. Para outras 10.641 famílias, o imóvel foi viabilizado por meio do Crédito Imobiliário, modalidade que oferece subsídios a grupos com renda de até três salários mínimos para facilitar o financiamento.

A carta de crédito imobiliário do Casa Paulista, disponibilizada pela SDUH, varia de R$ 10 mil a R$ 16 mil por família, facilitando a compra da casa própria diretamente com a construtora ou incorporadora, sem sorteios, e é aplicável ao financiamento de imóveis cadastrados nessa modalidade do Casa Paulista. O benefício é destinado a pessoas com renda mensal de 1 a 3 salários mínimos, com um valor máximo de R$ 3.960,00. Além do auxílio estadual, os interessados também podem utilizar subsídios federais e o FGTS no financiamento habitacional, quando disponíveis.

Também foi anunciado o Graprohab 100% Digital, um novo sistema de digitalização dos processos do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo). A partir de agora, o sistema receberá projetos habitacionais, encaminhará a documentação para os órgãos colegiados, gerenciará os processos e emitirá requerimentos e certificados de aprovação exclusivamente pela internet.

Ely Wertheim, presidente executivo do Secovi-SP, ressaltou a importância do Graprohab, que teve origem em 1991 como um colegiado. "Agora, com a digitalização, dará um salto".

No evento estiveram presentes o Governador Tarcísio de Freitas, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Marcelo Branco, o Presidente da Alesp – André do Prado, o Presidente-Executivo do SECOVI-SP – Ely Werthein, o Secretário Municipal de Habitação – Milton Vieira e o Diretor-Presidente da COHAB – João Cury.