CONSELHO CURADOR DO FGTS AMPLIA RECURSOS DO ORÇAMENTO PARA 2023

26.07.2023

Recursos aplicados na área da Habitação passam dos R$ 68,1 bilhões, inicialmente previstos, para R$ 96,9 bilhões. Medida foi aprovada na reunião ordinária do colegiado, realizada na manhã desta terça-feira, 25/8

O Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aprovou a revisão do orçamento para 2023, ampliando os recursos aplicados na área da Habitação dos R$ 68,1 bilhões, inicialmente previstos, para R$ 96,9 bilhões.

Serão destinados R$ 85,6 bilhões para aplicação em habitação popular e R$ 11,3 bilhões para o Pró-cotista, modalidade que se tornou mais relevante e que, no orçamento inicial, contava somente com R$ 2 bilhões, em função dos limites de renda fixados em R$ 8 mil em operações do Fundo para imóveis de até R$ 350 mil e da escassez de recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

A medida foi aprovada na reunião ordinária do colegiado, realizada na manhã desta terça-feira, 25/8. A pauta incluiu ainda, dentre outros assuntos, a apresentação das contas e das demonstrações financeiras do exercício de 2022 e da distribuição de parte dos resultados do FGTS.

O lucro do Fundo de Garantia em 2022 atingiu R$ 12,8 bilhões, dos quais serão distribuídos R$ 12,7 bilhões, equivalente a 99% do total. A rentabilidade foi de 7,09% no período, ficando 1,3% acima do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), considerado o índice oficial da inflação.