ACIGABC

Notícias

PRIMEIRO DE MAIO VAI COBRAR COMUNICAÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA

02.05.2013

Nesta quarta-feira (01/05) começa a campanha popular pela democratização dos meios de comunicação com a realização do ato do 1º de Maio no Paço de São Bernardo. Os sindicatos filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) realizam ações para ampliar o debate sobre o tema “Quero falar também”.}

A primeira ação é o início da coleta de assinaturas para o  projeto de lei que regulamenta a comunicação social. A meta é coletar 1,4 milhão de assinaturas e submeter o projeto ao Congresso Nacional. Outra ação será o tuitaço, uma atividade por meio da internet, para divulgar o projeto.

A proposta do projeto elaborado pelos movimentos sindicais e sociais é criar uma legislação para evitar o monopólio da informação, estabelecer critérios de transparência para a destinação de verbas oficiais, regulamentar a participação popular, fortalecer as tevês e rádios comunitárias, entre outros itens.

O tuitaço, promovido pela RBA (Rede Brasil Atual, TVT (TV dos Trabalhadores) e o jornal ABCD MAIOR, será das 11h às 12h. Para participar, deve-se usar a hashtag #querofalartb. Na quarta-feira (01/05), a coleta de assinaturas será durante a programação no Paço. 

Duas ações na semana passada antecederam as comemorações do 1º de Maio com seminário que reuniu sindicalistas, especialistas e a sociedade civil. Os encontros aconteceram na Universidade Metodista de São Paulo e no Sindicato dos Químicos do ABC, respectivamente, na quinta e sexta-feira (25 e 26/04).

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, lembrou a importância da comunicação na história da entidade e do relacionamento com a imprensa nos momentos de greves sindicais. “Na greve de 1990 da Ford houve um desgaste de relações com a imprensa, que tratou muito mal a luta dos trabalhadores. Em 1999, a abordagem da imprensa foi de outra forma e fez com que a empresa fizesse um acordo sindical diante do desgaste enorme da imagem”, contou.


Programação  As comemorações do 1º de Maio acontecem durante o dia com shows gratuitos. Por questões de segurança, a entrada será permitida com identificação de pulseiras, que serão distribuídas em pontos sinalizados no local. A programação acontece sob um palco de 400 metros quadrados. As instalações também envolvem uma praça de alimentação com 28 barracas, além de profissionais de segurança e saúde. A partir das 10h haverá a apresentação de uma série de atrações musicais com Zezé Di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, entre outros. Às 18h acontece o ato político com os sindicalistas e às 19h o encerramento com o show de Zeca Pagodinho.

últimas notícias