CONSTRUÇÃO ABRE 437 VAGAS EM ABRIL

15.06.2011

O emprego na construção civil segue aquecido no Grande ABC. Só em abril, houve a abertura de 437 postos de trabalho e, nos quatro primeiros meses do ano, já são 1.150 vagas a mais no segmento na região, de acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo.

Para a diretora adjunta da regional do SindusCon-SP, Rosana Carnevalli, os números dos sete municípios acompanham o crescimento da economia, que neste ano deve crescer, mas em ritmo menor que em 2010. Nos últimos 12 meses na região, houve expansão de 5,8% (2.630 postos a mais) nas contratações.

A entidade projeta, para o ano todo, expansão de até 5% nas vagas, pouco mais que a expansão estimada de 4% para o Produto Interno Bruto, que é a riqueza produzida no País. Rosana cita que declarações da presidente Dilma Rousseff de que haveria redução no orçamento do programa Minha Casa, Minha Vida gerou desaceleração no volume de financiamentos habitacionais da Caixa Econômica Federal.

No entanto, obras de infraestrutura, como as do Metrô, e a mudança da lei de zoneamento urbano em São Caetano, devem manter a movimentação nos próximos meses.

Em relação à alteração de normas nessa cidade, realizada em outubro, a dirigente cita que muitas construtoras protocolaram projetos na Prefeitura antes da mudança - que reduziu o coeficiente de aproveitamento dos terrenos pela metade. "Em terreno de 1.000 m², onde se poderia fazer 14 andares, agora pode fazer só sete. Devemos sentir esses efeitos no ano que vem", cita.

NO PAÍS - O nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 1,34% em abril na comparação a março, com a contratação de 39 mil trabalhadores com carteira assinada. No primeiro quadrimestre, o setor empregou 125,2 mil trabalhadores (aumento de 4,43%). Em 12 meses, são 250,8 mil a mais (9,28% de alta). É o que mostra a pesquisa mensal feita pelo SindusCon-SP.

"O volume expressivo de novos empregos já era esperado, pois corresponde à edificação do que já havia sido contratado no ano passado em empreendimentos imobiliários, obras privadas, dos programas Minha Casa, Minha Vida e Plano de Aceleração do Crescimento, bem como obras dos governos estaduais e municipais", comenta o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe.

Com as contratações, a construção brasileira empregava 2,95 milhões de trabalhadores com carteira no fim de abril. Destes, cerca de 1,5 milhão estava no Sudeste; 620 mil no Nordeste; 413 mil no Sul; 226 mil no Centro-Oeste e 174 mil no Norte.