GRUPO INVESTE R$ 10 MI NO HOTEL PARK PLAZA

28.10.2011

O grupo 7 Oceans iniciou o processo de modernização de seu Liau Hotels Park Plaza, localizado em São Bernardo, no qual investe R$ 10 milhões. No foco estão a remodelação visual e de mobiliário do espaço e a melhoria dos serviços para ampliar oportunidades de negócios para fazer frente à concorrência, principalmente, do setor hoteleiro paulistano. A empresa tem planos ambiciosos: depois da revitalização dessas instalações, o que deve ser concluído até março, serão reformadas, no ano que vem, as duas outras unidades da rede Liau Hotels - o Park Suits, também no município, e o Ginza, no bairro da Liberdade, na Capital. Há ainda a expectativa de abertura de mais cinco hotéis (os locais ainda não foram definidos) até 2015. Segundo a presidente do grupo, Helen Liau, o momento é propício, já que a demanda é crescente. Seus hotéis, no ano passado, registravam taxa média de ocupação de 75% e, neste ano, esse índice subiu para 80%, sendo que, durante a semana, fica próxima de 100%. Isso porque o forte (cerca de 80% do público frequentador) é formado por executivos, muitos deles que vêm da cidade de São Paulo e até de outros Estados. Característica do segmento em todo o Grande ABC, o turismo de negócios tem peso bem mais significativo do que o de lazer. Com isso, os negócios nessa área se reduzem aos sábados e domingos. Para enfrentar esse desafio, a empresa, a partir de sua reformulação, espera ampliar sua atuação em eventos sociais, como casamentos, núpcias, dia da noiva e outros, afirma o diretor comercial, Marco Antonio Buonomo. PADRONIZAÇÃO - Do valor investido para a modernização do hotel, R$ 9 milhões são resultado de financiamento obtido no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e R$ 1 milhão é de recursos próprios. Os aportes serão utilizados para a reforma dos quartos - que vão ganhar, todos eles, camas de casal, frigobar, wi-fi, sistema de canais a cabo e ar-condicionado - e para a modificação da área de lobby, que passa a ficar mais integrada à área de convenções, e dos espaços de eventos (são 13 salas, ao todo). Outra meta é revitalizar o espaço do restaurante, também integrando-o ao lobby, para torná-lo mais atrativo ao público em geral e não apenas aos hóspedes. Para a reforma, a empresa contratou a arquiteta Ana Rita Souza e Silva, que fez projeto para transformar a estrutura original do espaço, com padronização do estilo - para dar identificação visual ao hotel - e a utilização de materiais mais modernos e ambientalmente mais amigáveis (por exemplo, porcelanatos, metais e inox nos banheiros, e piso de PVC que imita madeira nos quartos). Faturamento da empresa deve subir 28% neste ano Os resultados do grupo 7 Oceans são crescentes. Em 2009, havia faturado R$ 11,2 milhões; no ano passado, chegou a R$ 14 milhões e, neste ano, a projeção é chegar a R$ 18 milhões em vendas, alta de 28%. De janeiro a setembro, já havia alcançado R$ 16,5 milhões. Por sua vez, os gastos diários pelos hóspedes, na média cresceram 30% em 2010. "Vamos finalizar o ano com R$ 200 de diária média", assinala o diretor comercial, Marco Buonomo. Especificamente o Liau Hotels Park Plaza, de São Bernardo, deverá ter expansão de 13%, com a conclusão da reforma. Atualmente estão fechados 56 quartos do empreendimento (que tem total de 166 vagas), que também serão alvo da reforma. COPA DO MUNDO - A presidente do grupo, Helen Liau, assinala que a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada, em 2016, devem ajudar a impulsionar a ocupação nos empreendimentos da rede, mas ela ressalta que a decisão de investir na revitalização já ocorreria, independente desses eventos. Buonomo acrescenta que o Park Plaza já tem tradição de atender equipes esportivas, recebendo delegações de times de futebol e de outras modalidades. FILIAIS - O grupo já tem projeto, orçado em R$ 3 milhões, para a reformulação do Liau Hotels Ginza, localizado no bairro da Liberdade, que conta com 120 apartamentos. Além disso, o 7 Oceans, que conta também com uma agência turística (Satélite Turismo), tem planos para a abertura de duas filiais nessa área e de restaurantes de comida asiática de luxo fora de hotéis.