CONSTRUTORAS BRASILEIRAS TÊM 7 DOS 10 MAIORES LUCROS DAS AMÉRICAS EM 2010

06.04.2011

Levantamento feito pela Economatica considera a América Latina e os EUA.
Brasileira PDG Realt é 1ª colocada, com lucro de US$ 473,9 milhões.

Do G1, em São Paulo

Entre as dez construtoras de edifícios residenciais de capital aberto mais lucrativas em 2010 da América Latina e Estados Unidos, sete são brasileiras, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (6) pela consultoria Economatica.

Lucro líquido em 2010
EMPRESA LUCRO (US$ MILHÕES)
PDG Realt (Bra) 473,9
Walter Ind (EUA) 385,8
MRV (Bra) 380,8
Cyrela Realt (Bra) 360,3
Gafisa (Bra) 249,7
Brookfield (Bra) 218,3
Rossi (Bra) 209,9
NVR  (EUA) 206
Urbi Desarrollos (México) 152
Even (Bra) 151,5
Fonte: Economatica

A brasileira PDG Realt está em primeiro lugar no ranking, com lucro de US$ 473,9 milhões no ano de 2010. A MRV é outro destaque, no terceiro lugar, com US$ 380,8 milhões. Há ainda duas empresas dos Estados Unidos e uma do México na lista.

No quesito vendas, a empresa com maior volume foi a Pulte Homes, dos EUA, com US$ 4,4 bilhões. A primeira brasileira da lista, nesse caso, é a PDG Realt, na terceira posição, com US$ 3,1 bilhões. A Cyrela Realty ocupa a quinta colocação, com US$ 2,9 bilhões.

Em relação à receita, entre as dez primeiras em 2010, há cinco empresas do Brasil, quatro norte-americanas, e uma do México.

A consultoria também fez um ranking levando em conta a margem liquida das empresas, considerando aquelas com patrimônio liquido superior a US$ 1 bilhão. Nesse caso, a MRV, com margem de 21% em 2010, é a empresa mais bem posicionada do setor. A segunda colocada é a PDG Realt com 15%.

Entre as dez empresas com melhor margem liquida da América Latina e dos Estados Unidos, há seis empresas brasileiras, três dos EUA e uma do México, afirma a Economatica.

Valor de mercado
A empresa dos EUA Walter Ind tem o maior valor de mercado do setor, com US$ 7,5 bilhões. A segunda colocada é a brasileiras PDG Realt, com US$ 6,7 milhões.

Entre as dez maiores empresas por valor de mercado encontramos quatro empresas brasileiras e seis dos EUA.

Variação das ações em 2011
A ação com melhor desempenho no ano de 2011 até terça-feira (5) é a ação ordinária da brasileira JHSF Part (JHSF3), com 23,7% de valorização. Entre as dez ações mais valorizadas em 2011, há cinco ações brasileiras, quatro dos EUA e uma do Chile.

Entre as dez ações mais desvalorizadas, há quatro ações de empresas brasileiras, quatro dos EUA e duas do México. Para o ranking de rentabilidade, a Economatica afirma que foram consideradas somente ações com presença em 100% dos pregoes no ano de 2011 até o dia 5 de abril.