ACIGABC

Notícias

SÃO BERNARDO COMEÇA A DISCUTIR O PLANO DIRETOR

15.03.2011

Prefeitura inicia discussão com a população sobre investimentos na cidade

A Prefeitura de São Bernardo inicia neste final de semana as plenárias para discutir com a sociedade civil, empresários e ambientalistas as mudanças que pretendem fazer no Plano Diretor. O primeiro encontro será neste sábado (19/03), às 9h, na Região Pós-Balsa.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Ação Regional, Alfredo Luiz Buso, duas grandes alterações deverão ser feitas no Plano para atender a demanda social, como indica o Ministério das Cidades:  criar novas  Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social), para fazer moradias a famílias com rendas de zero a três salários mínimos e destinar terrenos e imóveis desocupados para cumprir função social de propriedade, já que existem poucas áreas vazias na cidade.

“Essas são as duas principais mudanças no Plano. Mas antes de encaminhar à Câmara para votação vamos debater exaustivamente com a sociedade e empresários. Esse debate começa essa semana e a expectativa é que no primeiro dia de junho protocolaremos no Legislativo”, explicou o secretário.
Além de criar novas áreas de Zeis, a Prefeitura pretende dar utilidades a áreas que atualmente estão sem utilidade. Dois exemplos seriam o prédio do antigo Best Shopping, no bairro Chácara Inglesa, e do Hotel Binder, localizado no Centro. Caso o Plano Diretor seja alterado, os donos serão notificados para dar utilidade às áreas.

O primeiro Plano Diretor de São Bernardo foi elaborado e aprovado pela Câmara em 2006. Entretanto, não é um plano aplicável, por estar incompleto e sem detalhamentos.

últimas notícias