ACIGABC

Notícias

EXPRESSO ABC SEM DATA PARA SAIR DO PAPEL

21.03.2013

Secretário evita prazos e aponta burocracia, como liberação do solo e licitações, para  atraso; governo analisa interligação com outras regiões
 
O Expresso ABC, projeto que irá dispor de cinco vias (duas que atenderão a linha 10-Turquesa da CPTM, duas para o Expresso e uma para a carga) ainda não tem data para sair do papel. O cronograma de entrega, previsto para 2015, não foi confirmado pelo titular da pasta de Transportes Metropolitanos.

“Não é que as obras atrasam. É que a gente não consegue dar prazo. Quanto tempo que leva para sair uma licitação?”, questionou Jurandir Fernandes. “Mas as coisas estão andando”, garante. Burocracia como a liberação do uso do solo tem atrasado o processo. “Tem áreas que são do governo federal. Há áreas que pertencem à CPTM. Existem avanços, mas algumas delas estão morosas”, frisa.

Outra questão que demandará tempo é a análise da MIP (Manifestação de Interesse público), proposto pelo banco BTG Pactual e pela Estação da Luz Participações. “A proposta trata da interligação das regiões metropolitanas de SP, Campinas e Baixada Santista, além de Sorocaba e São José dos Campos. A proposta absorve o Expresso ABC e Jundiaí. À medida que sair a PPP (Parceria Público Privada) destes dois projetos vem as contrapartidas”.

Além disso, todas as estações da linha 10  serão remodeladas por dois motivos: adaptação às regras de acessibilidade e a inclusão de mais uma via. Três delas  já estão com o projeto executivo para contratações de obras: Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires e Guapituba.

ÁREA 5/ A atrasada licitação da área 5 da EMTU, que corresponde à concorrência da operação das linhas intermunicipais dos ABCD, terá  o edital publicado em abril.
Segundo a gerenciadora dos Transportes Metropolitanos, o processo foi transformado de concessão para permissão de quatro anos, com possibilidade de extensão para mais um ano.

“Como a região sofre um impacto forte, seja com o monotrilho, com o Expresso e os corredores, terá uma reconformação dos passageiros locais. Quando tivermos todas as obras prontas, aí sim, faremos a licitação da concessão”, explicou Jurandir.

CARTÃO BOM/ O secretário Jurandir Fernandes projeta a implementação do Cartão BOM em uma centena das 160 estações até o final do primeiro semestre. Até o momento, 52  plataformas já foram contempladas (a maior parte nas linhas 1 e 3 do Metrô).

últimas notícias