EM EVENTO DO SECOVI-SP, CAIXA LANÇA LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA

04.02.2011

Instituição financeira atende antiga solicitação dos empresários, que contribuirá com o fomento e a dinamização dos negócios do segmento

A Caixa Econômica Federal acaba de lançar dois produtos de financiamento para produção imobiliária: Plano de Financiamento à Construção Civil (PEC) e Financiamento à Produção para Micro e Pequena Empresa. O evento de apresentação aconteceu na segunda-feira, 31/1, na sede do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), exclusivamente para associados e representados do Sindicato, da Apeop e do SindusCon-SP.

"Há tempos aguardamos o retorno da Caixa ao financiamento à produção. Permanecemos engajados na união entre o setor e os agentes financeiros para fortalecer ainda mais o segmento nacionalmente", opinou João Crestana, presidente do Sindicato.

A Caixa se manteve afastada do financiamento direto à produção imobiliária em virtude do histórico passado. Em 1995, o banco financiou muitos empreendimentos na planta, porque a demanda estava alta, mas teve como consequência o aumento das unidades em estoque. "Eram mais de 20 mil unidades dentro do plano empresário, que tiveram de ser transferidas para a Engea", lembrou Valter Nunes, superintendente institucional e regional paulista da Caixa.

Como os números atuais comprovam a robustez do sistema de financiamento imobiliário, o agente financeiro decidiu voltar a investir no crédito direto às empresas. "Iniciamos 2001 com um orçamento de R$ 63 bilhões e faltava em nosso portfólio o espréstimo à rpodução de imóveis”, disse Nunes.

Novos produtos - As novidades foram apresentadas por Maria Carmem Amorim Madoz, gerente de clientes e negócios da Superintendência Nacional de Habitação da Caixa. “Os últimos três anos apresentaram um volume expressivo de contratação de imóveis na planta. Com isso, conseguimos quebrar o paradigma do Plano Empresa”, explicou, citando que o banco usou sugestões do Secovi-SP, que foram muito importantes na formatação dos produtos.

De acordo com a gerente, as novas linhas de crédito vêm ao encontro de uma série de demandas: solicitação de empresas da construção civil, incremento de portfólio do banco e ampliação de sua competitividade, inserção das micro e pequenas empresas no mercado de financiamento imobiliário além de possibilitar o ingresso de empreendimentos para o público de alta renda.

O PEC é voltado para financiamento à produção de empreendimentos habitacionais, comerciais e mistos, com financiamento direto às empresas do ramo da construção civil com faturamento fiscal anual acima de R$ 15 milhões. A segunda linha, destinada para micro e pequenas empresas com faturamento fiscal bruto anual de até R$ 15 milhões. Enquanto o PEC atende empreendimentos de no máximo 500 unidades, a outra linha é para 50 unidades e só atende empreendimentos residenciais. Detalhes dos dois produtos podem ser conferidos na apresentação da Caixa disponível para download abaixo.

Ao final do evento, Anacleto Grosbelli, gerente de clientes e negócios da construção civil do estado de São Paulo da Caixa, destacou a importância da parceria com o Secovi-SP. “Precisamos estar bem juntos este ano para alcançarmos a velocidade que o mercado imobiliário exige e necessita”, disse. “Contamos com a ajuda do Sindicato na divulgação dos novos produtos.”

“A Caixa teve tempo para amadurecer o formato das linhas de crédito e os produtos são avanços importantes que vão facilitar a produção imobiliária no País. O setor da construção civil progrediu, produz hoje bem mais do que em 2003 e a Caixa acompanhou essa evolução e demonstrou isso nos produtos, que apresentam condições adequadas para atender as necessidades do mercado imobiliário”, afirmou Flávio Prando, vice-presidente de Habitação do Secovi-SP. “São duas ferramentas que simplificam, dinamizam e ampliam nossos negócios sem burocracias.”