ÁREA DO “CIDADE PIRELLI” TERÁ SHOPPING E CINCO NOVAS TORRES

07.10.2011

Até o final deste ano a empresa multinacional Brookfield vai anunciar aquele que será um dos maiores empreendimentos de comércio, serviços e residências de Santo André: um conjunto que vai reunir um novo Shopping, três torres residenciais e mais duas comerciais na área onde, no passado, pretendia-se implantar a "Cidade Pirelli", ao longo da Avenida Giovanni Batista Pirelli.
Chamado de "nova centralidade" pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, engenheiro Frederico Muraro Filho, o empreendimento estará próximo de uma nova estação de trens que será construída pela CMTU no local onde no passado existia a estação Pirelli, dos trens da antiga Santos Jundiaí. Esta estação vai fazer integração entre o Expresso Guarará - ônibus articulados que vêm da Vila Luzita em faixa exclusiva - e o futuro sistema de transportes - provavelmente monotrilho - que vai ligá-la ao aeroporto de Guarulhos. Haverá também implantação da terceira linha de trens da CPTM denominada Expresso ABC, uma espécie de metrô de superfície.

VLT
Somadas ao VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) que será construído entre a estação Tamanduateí e o Paço de São Bernardo, ao lado do Ribeirão dos Meninos, as obras vão ampliar significativamente a mobilidade das pessoas de Santo André e região.
O secretário Frederico se empolga com os planos. Nascido em Santo André, trabalhou 36 anos na Pirelli, de onde se aposentou em dezembro de 2008 como diretor industrial para a América Latina. Não teve tempo de descansar porque veio integrar a equipe do prefeito praticamente ao mesmo tempo em que se despedia da Pirelli. Muraro aceitou o convite do prefeito Aidan Ravin (PTB) para encarar novos desafios na administração pública.
Ele tem sido o representante do prefeito de Santo André nas reuniões com representantes dos governos do Estado e Federal que discutem a implantação do VLT na região e de diversos outros projetos na área de habitação. Procura empreender em sua pasta o lema que trouxe da iniciativa privada de pensar de maneira global, porém concentrando as ações no plano local.

PLANO
Com esta visão, participou ativamente de reuniões e audiências públicas para elaboração do novo Plano Diretor da cidade em vias de ser aprovado na Câmara. Um plano que procura adequar Santo André para os tempos atuais, estabelecendo, entre muitas questões, limites para a altura dos prédios do município e para a expansão imobiliária. Uma tarefa difícil na medida em que é preciso conciliar o adensamento urbano e a irreversível necessidade de expansão de moradias e comércio com níveis suportáveis de concentração de pessoas e veículos.
Passada a fase mais intensa de concentração no Plano Diretor, Frederico está debruçado, agora, nos detalhes dos projetos que trarão maior mobilidade à população. O Expresso ABC, explica, deverá ser implantado em, no máximo, dois anos através de parceria publico privada do governo do Estado. Quando concluído, vai dar maior velocidade no transporte de passageiros entre Mauá e a rede do metrô da Capital.
A nova estação Pirelli vai fazer intersecção entre o transporte de ônibus que vem do Guarará com o Expresso ABC. Nos terminais desses ônibus estuda-se a implantação de bicicletários e construção de ciclovias.

avenida
Segundo o secretário, é exatamente o grande fluxo de veículos que passam pela Avenida Giovanni Pirelli que torna viável a implantação do empreendimento da Brookfield. Aquela será uma região de grande convergência de pessoas porque, além dos veículos, serão transportadas por ônibus e trens até a nova estação Pirelli. Por isso, Frederico se concentra, agora, em buscar compensação da multinacional para alargar e ampliar a principal avenida que liga Santo André a Mauá.
A pasta comandada por Muraro é responsável, também, pela implantação do maior projeto de construção de moradias da história de Santo André.