RITMO DE VENDA DE IMÓVEIS NA REGIÃO SUPERA A CAPITAL

03.11.2010

O ritmo de vendas de imóveis no Grande ABC segue forte e supera a capital paulista, segundo levantamento do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Em agosto, a região teve alta de 36% na comercialização imobiliária em relação ao mês anterior. A Capital apresentou crescimento de apenas 4%. A pesquisa mostra ainda que 64% das vendas fechadas nas sete cidades contaram com a ajuda de financiamentos. Em São Paulo, o percentual foi de 60% na Capital.

O presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, garante que o bom momento não possui ligação com a migração de moradores da Capital para a região e corresponde apenas ao crescimento forte da economia regional, que eleva as chances dos moradores daqui conquistarem o sonho da casa própria.

"O Grande ABC possui empregos estáveis e não depende desse movimento migratório, pois está mais do que consolidado na economia e vivendo ótimo momento com as indústrias contratando muito mais."

O índice estadual de vendas apresenta expansão de 4,29%. E os 1.342 imóveis vendidos pelas imobiliárias dividiram-se entre casas (51,58% do total) e apartamentos (48,42%).

O número prova que as casas, mesmo usadas, seguem na preferência dos consumidores, assim como apartamentos com dois dormitórios. Os imóveis mais vendidos em agosto tiveram preços mais altos do que em julho. Na região, o valor médio subiu para R$180 mil, com 58,62% da procura. No mês anterior, casas de até R$ 150 mil foram o destaque do período. Na Capital, prevaleceram os de valor superior a R$ 200 mil, com 63,29% dos contratos formalizados nas imobiliárias pesquisadas.

EXPECTATIVA - O estudo aponta que o setor recuperou a queda sofrida em julho, o que anima o presidente do Creci.
"A expectativa continua sendo positiva uma vez que as famílias terão mais dinheiro em caixa com o recebimento de bônus, participações em lucros e resultados de empresas, 13º salário e férias", afirma Viana Neto.

Para ele, parte dos consumidores vai dedicar os recursos recebidos no fim do ano para realizar o sonho da casa própria. "É esperado que parte desses recursos seja destinada à compra ou troca da casa própria, ainda mais porque já se percebeu aumento no percentual de imóveis financiados em agosto na comparação com julho e há tendência de que isso se mantenha até o fim do ano."