MOBILIDADE É UM DOS GRANDES ATRATIVOS

21.03.2012

Os atributos sustentáveis e a agilidade para iniciar o negócio atraíram o empresário Wilson Giacomelli, franqueado da Container Ecology Store nas cidades de Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP). As lojas, com 110 m2, foram montadas com a junção de quatro contêineres e levam um conjunto de soluções ecológicas. Além das caixas metálicas recicladas, as araras das roupas são fabricadas com barras de ônibus que viraram sucata, os móveis feitos de MDF, os bancos espalhados pela loja montados a partir de tonéis de óleo cortados e o projeto de iluminação conta com lâmpadas econômicas. "O conceito de sustentabilidade aliado a boas marcas é um bom negócio. Atraímos clientes preocupados com questões ambientais", comenta Giacomelli. Outro cuidado das lojas foi o isolamento térmico para evitar sobrecarga nos aparelhos de ar-condicionado. Ribeirão Preto é famosa pelo calor, então o desempenho do contêiner tem de ser igual aos das construções de alvenaria. "A loja não difere de nenhuma outra no conforto térmico. Com a tecnologia aplicada, usamos ar-condicionado somente quando é preciso. Ligamos pela manhã e vamos controlando a temperatura. Em alguns momentos do dia, dá para desligar", afirma. Em cada uma dos estabelecimentos, o empresário investiu cerca de R$ 300 mil e acredita no retorno em até dois anos. A mobilidade do contêiner garantiu a ampliação dos serviços da HidroClean, empresa de proteção ambiental, que presta serviços de emergência em casos de vazamento de óleo. Para responder à demanda dos clientes, faltava oferecer atendimento local para animais vítimas de contaminação. A solução envolveu a montagem de um contêiner-laboratório. "Posso colocar a unidade em um caminhão ou navio e levar rapidamente ao local onde vamos trabalhar, com equipe de veterinários", explica Carlos Boeckh, diretor-geral da HidroClean. Para montar a estrutura de 40 m2, a empresa investiu R$ 70 mil. O projeto permite que a equipe de veterinários chegue em locais isolados e distantes. (CA)