REGIÃO JÁ TEM 6 MIL UNIDADES DO MINHA CASA, MINHA VIDA

29.03.2012

Desde 2009, quando o programa federal Minha Casa,Minha Vida, que financia projetos para a habitação popular, foi lançado, 6.382 unidades já foram contratadas para famílias de baixa renda do ABCD. Diadema, Mauá, São Bernardo e Santo André assinaram, juntas, 21 contratos com a Caixa Econômica Federal, agente financeira do programa, nesses quase três anos. As construções fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que financiou também outras obras de infraestrutura na Região. Os dados da Caixa Econômica Federal apontam que somente São Bernardo abocanhou 44% do total de investimento do programa no ABCD. No município, são oito empreendimentos que somam 2.852 moradias para famílias com renda mensal de zero a três salários mínimos. Na sequência, Santo André conta com cinco conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, com 1.372 unidades, o que representa 21,4% dos investimentos para o ABCD. Mauá assinou dois contratos para a construção de 1.190 unidades (18,6%), e Diadema possui 968 habitações aprovadas pela Caixa para a faixa 1 de renda do programa (de zero a 3 salários mínimos), reservando 15% dos investimentos da Região no município. AGiLiDADE De acordo com a secretária da Habitação de São Bernardo, Tássia Regino, São Bernardo conseguiu um bom aporte financeiro da União porque formulou projetos que estavam alinhados com a política pública federal de habitação, como, por exemplo, priorizar os assentamentos precários e de risco. “Temos de ser ágeis para tentar vencer parte das burocracias e atender o máximo possível às exigências que o governo faz. Isso exige um estudo de cada projeto.” A secretária acrescentou ainda que a dimensão do déficit habitacional brasileiro – quantitativo e qualitativo – torna inviável a efetividade da ação isolada de um único agente público. “O volume de recursos necessários exige a integração de fontes, e sem os investimentos federais seria inviável a implementação de um plano habitacional na cidade.